Motivação no estudo para Concursos Públicos

MOTIVAÇÃO

A motivação é fundamental para se dedicar aos estudos. Quando a perdemos, nossa vontade de estudar diminui ou até desaparece. A seguir algumas dicas para manter a motivação para estudar para concursos.

Dicas de motivação para estudar para concursos:

Mantenha o foco

Para ter vontade de estudar, não perca o foco lembrando-se sempre dos motivos que te levaram a escolher determinada carreira pública. Por exemplo, se você está interessado no concurso de Auditor Fiscal da Receita Federal, devido à remuneração e à estabilidade, escreva em um papel os motivos que o levaram a optar por este concurso e coloque-o próximo ao seu local de estudos:
R$ 7.600,00 por mês

Estabilidade

Confie em você

Ninguém confia mais em você do que você mesmo.É importante que você acredite que passará no concurso como resultado de seu esforço. Ser aprovado é mais do que sorte: é estudo, treino e dedicação.Você é capaz desde que estude o necessário.A grande vantagem da carreira pública em relação à privada é que só depende de você: não precisa ter boa aparência, condução própria, ser simpáticos e não há entrevista; basta passar no concurso.

Imagine-se aprovado

Imagine-se na carreira pública que escolheu e a sensação de dever cumprido com a sua aprovação no concurso e de todas as mudanças que ocorrerão. A lembrança destas imagens e de seus sonhos serão bastante motivadores durante seus estudos.
Não pense somente em um concurso

Geralmente o candidato começa a se preparar para concursos escolhendo uma determinada carreira. Porém, é importante que o estudante tenha em mente que:
· existem vários concursos públicos acontecendo diariamente nos mais de 5.500 municípios, nos estados e na União;
· quando você estuda as matérias comuns está se preparando para vários concursos;
Assim, aproveite as oportunidades e preste todos os concursos que achar interessante. Além de ser um ótimo treino, existe a chance de ser aprovado, nomeado e continuar estudando para a carreira mais desejada como funcionário público, recebendo e gozando dos direitos de um servidor público.

Você pode aprender qualquer matéria do concurso

Ao iniciar seus estudos o candidato se pergunta: mas como aprenderei estas matérias? Como aprender Direito sem ser advogado? Como aprender Matemática Financeira sem ser matemático?
É importante lembrar que quando você estuda uma matéria para o concurso você estuda para passar na prova e não para exercer a profissão relacionada com a matéria. Assim, o que torna possível que um candidato que não seja advogado tenha êxito em uma prova de Direito é que cai na prova somente a lei (e não a prática).
O mesmo ocorre com a Matemática Financeira e com uma característica importante: não é permitido o uso de calculadoras. Assim, mesmo que o candidato saiba a matéria tem que praticar.

Dicas de motivação para estudar para concursos:

Organize seu tempo de estudos e descanso

É fundamental organizar o seu tempo de estudo e de descanso.Verifique periodicamente o seu planejamento do tempo de estudos e, se necessário, faça uma nova programação mais adequada à sua realidade.Constate o seu progresso: o que falta estudar e o que já estudou.O acompanhamento do seu rendimento é muito importante para a sua motivação.

Não pense no total de concorrentes

Hoje em dia os concursos públicos costumam ter muitos inscritos. Dividindo o total de inscritos pelo total de vagas temos a relação candidato por vaga, isto é, quantos disputam cada vaga. Não pense nesta relação durante seus estudos. Provavelmente você ficará preocupado e isto afetará negativamente sua motivação. Esta relação induz a erro pois, além destes candidatos não estarem igualmente preparados, temos que:

· 10% a 20% dos candidatos não comparecem ao concurso. Isso mesmo: pagam pela inscrição e não comparecem. Este fato ocorre por vários motivos como a falta de acompanhamento do concurso (o candidato nem soube da prova) ou pelo desânimo daqueles que se inscreveram por impulso, não estão preparados e sabem que não têm chances de aprovação;

· a maior parte dos candidatos não está preparada e vai fazer a prova contando somente com a sorte. Estes não oferecem uma concorrência real. A probabilidade de acertar todas as questões da prova chutando é menor do que de acertar na SENA. Lembre-se que o concurso tem matérias e formas de abordagem que se o candidato não estudou, terá grandes dificuldades para resolver.


Pense no concurso como mais uma prova

No lugar de imaginar todos aqueles concorrentes que estão interessados na sua vaga procure imaginar o concurso como mais uma prova dos tempos de colégio ou faculdade. Imagine que é uma prova que você tem que tirar uma determinada nota para passar como, por exemplo, nota 8 (aliás, acertar 80% da prova é uma nota que garante a aprovação na maioria dos concursos).

A vantagem de ver um concurso desta forma é que passa a depender somente de você, de seus estudos e seu desempenho na prova.Encarar o concurso desta forma torna a sua aprovação possível.

0 comentários: