Cantigas de Pombogira


A sua catacumba tem mistério,
Mas, ela é a Rainha do Cemitério !
Mas, ela é loira, dos olhos azul,
Maria Padilha, Filha de seu Omulú !


Sua Coroa é de Ferro,
Sua Capa é Encarnada,
Salve Exú e PomboGira !
Rainha das Sete Encruzilhada !


De onde é que Maria Padilha vem ?
Aonde é que Maria Padilha mora ?
Ela mora na mina de ouro,
Onde o galo preto canta,
Onde criança não chora !


Mas que caminho tão escuro,
Que vai passando aquela moça ?
Dê vestidinho de chita,
Estalando osso com osso...


Eu venho aqui,
Pra vencer minha batalha !
Eu venho aqui,
Pra vencer minha batalha !
Eu sou Pombogira,
Pombogira Sete Navalha !


Eu vi atravessando, aquela rua,
Uma moça bonita,
Vestidinha de chita,
Mas ela era,
A PomboGira da Calunga,
Que arrebentou,
Sete catacumbas !


Exú laroiê
Ela gira no ar,
Ela gira na praça,
Ela gira na rua,
Eh, eh, eh, eh
Ela dança, ela canta
E vive sorrindo em noite de Lua
Eh, eh, eh, eh
Ela é sincera,
Ela é de verdade,
Mas cuidado amigo,
Ela não gosta de falsidade !


Vinha caminhando a pé,
Para ver se encontrava,
A minha Cigana de fé !
Vinha caminhando a pé,
Para ver se encontrava,
A minha Cigana de fé !
Ela parou e leu minha mão,
E disse a mais pura verdade !
Eu quis saber aonde mora,
A Pombogira Cigana !


Pombo Gira Maria Farrapo,
De bar em bar,
Vem chegando na umbanda,
Bebendo cachaça,
Ela vem vencer demanda !
Foi mulher da vida,
Tem história pra contar,
Saravá Maria Farrapo !
Iná, iná mojubá !


Padilha,
Soberana da estrada,
Rainha da encruzilhada
E também do Candomblé !
Suprema, é uma mulher
De negro,
Alegria do terreiro,
Seu feitiço tem axé !
Mas ela é,
Ela é, ela é !
A rainha da encruza
E mulher de Lúcifer !


Moça me dá um cigarro do seu,
Pra fumar ?!
Que nem, dinheiro eu tenho pra, comprar !
Vivo sozinho,
Vivo na solidão,
Maria Padilha,
Me dê a sua proteção !
ô moça, ô moça
ô moça me tira dessa poça !
ô moça, ô moça
ô moça me dê a sua força !


Foi uma rosa,
Que encontrei na encruzilhada,
Foi uma rosa,
Que eu plantei,
No meu jardim...
Maria Molambo,
Maria Mulher
Maria Padilha
Rainha do candomblé !

Boa noite moça !
boa noite !
Dona Maria Mulambo,
Como eu lhe procurei !
Andei, andei, andei,
Hoje eu te encontrei !

Ciganinha, ciganinha,
Da sandália de pau,
Cuidado com essa moça,
Cuidado que ela mata,
Quando ela bate o pé
Ela faz o bem,
E e faz o mal !

Olha a saia dela, re rê
É mulambo só !
Sua saia tem sete metros,
Sete metros é mulambo só !

Deu meia noite,
A Lua se escondeu !
Lá na encruzilhada,
Dando a sua gargalhada,
A PomboGira apareceu !
A Laroiê, laroiê, laroiê !
É Mojubá, é Mojubá, é Mojubá !
Ela é Odara,
Quem tem fé nessa Lebara,
É só pedir que ela dá !

Ganhei uma barraca velha,
Foi a Cigana quem me deu !
O que é meu,é da Cigana,
é da Cigana,
O que é dela, Não é meu !
Ô Cigana poerê,
Poerê, poerá !
Ciganinha poerê,
Poerê, poerá !

Pombogira Maria Navalha,
Na sua história de menininha,
Não tinha livros, ela não estudou...
Mas pra seus quinze anos,
Ela foi embora e nunca mais voltou,
O que será que aconteceu?
Tinha sete homens como professor !

A sua tenda,
Está firmada na estrada,
A sua vida tem história pra contar !
Ela não tem paradeiro,
Anda de lá pra cá,
Traz uma rosa na mão,
Para lhe ofertar !
Traz um baralho na mão,
Para lhe ajudar !

Pombogira você é uma rosa,
Que Nasceu da Coroa de Espinho,
Pombogira você é uma rosa,
Que nasceu da coroa de espinho,
Pombogira você é uma rosa,
Você é uma rosa, no meu caminho !

Ela veio de tão longe,
Sem conhecer ninguém !
Ela veio de tão longe,
Sem conhecer ninguém !
Vem colher as flores
Que na Estrada têm !

0 comentários: