EXÚS E POMBA-GIRAS - A FALANGE DO POVO EM EVOLUÇÃO

A falange do povo em evolução normalmente se divide em Exus e Pomba-giras de encruzilhada, Exus e Pomba-giras de cemitério e Exus e Pomba-giras da natureza.

São entidades ainda em evolução, totalmente incompreendidas por aqueles que não entendem a nossa religião. Por terem uma vibração mais baixa, são eles que penetram nas regiões mais inferiores do plano astral, onde nos guardam de espíritos trevosos e de obsessores. São eles que fazem. a "guarda" dos terreiros e a limpeza espiritual dos ambientes e é a eles que recorremos em casos de necessidade de ajuda mais material.

Infelizmente, os leigos deturparam tanto essa falange que hoje vemos, com grande tristeza, imagens no comércio representando os nossos Exús com formas diabólicas e as nossas Pomba-Giras como prostitutas seminuas. Aqueles que têm vidência e podem ver uma dessas entidades, acham tudo isso de um ridículo total e jamais levariam uma dessas imagens para. os seus terreiros pois elas nada representam.

Características dos Exús

Cor

Vermelho e Preto

Fio de Contas

Contas Pretas e Vermelhas

Ervas

Amendoeira, amoreira, anis estrelado (badiana), bananeira, angelim amargoso, anileira (caa hobi), aveloz (figueira do diabo, gaiolinha), azevinho, bardana (erva do tinhoso), bate testa, beladona, bredo fedorento (mussambé branco, mussambé de 5 folhas, mussambé de espinho, mussambé de 7 folhas, mussambé de 3 folhas), brinco de princesa, cana de açúcar, canela, cansanção de porco, cansanção folha grande (cansanção verdadeiro, urtigão), canudo (mata cobras), cardo santo (papoula), carne de anta (limãozinho), cebola, chapéu turco, chique chique (facheiro, mandacaru, palmatória, rabo de raposa), comigo ninguém pode, erva dos cachos (tintureira), erva preá (maria preta), erva queimadeira, facheiro preto, fedegoso, fedegoso crista de galo (RJ), figo do inferno, gratia dei (urtiga branca), hortelã pimenta, joazeiro, junquilho, lanterna chinesa, maminha de porca, mamona roxa, mangerioba, maria mole, mastruço, mata cabras, mata pasto, ora pro nobis, palmeira africana, pimenta da costa, pimenta darda, pó de mico, quixabeira, raiz de patchouli, rompe gibão, rosa vermelha, sapatinho do diabo, sapê, unha de exu, urtiga brava (urtiga vermelha).

Símbolo

Tridentes e Encruzilhadas

Pontos da Natureza

Encruzilhadas em forma de cruz para Exu e em forma de T para Pomba-gira; cemitérios e ambientes da natureza

Flores

Rosas diversas para as pombagiras e cravos diversos para os exus

Essências

Exu da encruzilhada: canela. Exu da calunga: cedro
Pombagira da encruzilhada: rosa rubra, verbena. Pombagira da calunga: patchouli, genciana (tintura)

Pedras

Exu: Ágata Vermelha , hematita,
Pombagira: Ágata Coral, heliotrópio ou jaspe de sangue

Metal

Exu: Ferro, Hematita
Pomba-gira: Cobre

Saudação

Para os Exús: Laroiê Exú ; Para as Pomba-giras: Gira Girê Pomba-Gira

Bebida

Aguardente, rum, whisky, licores diversos (especialmente de anis estrelado para as pombagiras, e de canela para os exus), champagne, cidra, etc.

Dia da Semana Segunda-Feira

Animais

Cavalo,Cachorro, galo vermelho

Comidas

Vatapá, Efum-oguedê ,Cará, feijão mulatinho com camarão e dendê. Manga Espada

Data Comemorativa

13 de Junho

Sincretismo

Santo Antônio e Maria Madalena

Cozinha ritualística

A comida tradicional para Exu e Pomba-Gira é o churrasco, acompanhado de farofa feita com azeite de dendê, levada ao fogo.

0 comentários: